Exclusivo Portal

Feriado prolongado com Santos Comic Expo

O Santos Comic Expo é a convenção de quadrinhos pioneira no litoral paulista, duas vezes indicada ao Prêmio HQ Mix (o “Oscar” das HQs no Brasil) de melhor evento espera receber cerca de 9 mil pessoas e mais de 150 profissionais da área nesta edição.

O que vai rolar no Santos Comic Expo

Serão mais de 60 quadrinistas no Artist’s Alley do evento, espaço voltado para os artistas exporem e comercializarem suas obras. Já estão confirmados nomes como Mylle Silva (Curitiba), Wesley Samp (Brasília), Paulo Crumbim (santista radicado em São Paulo), Cristina Eiko (São Paulo) e Danger Jazz (Santos).

No próximo final de Semana tem Juicy Bazar + Bazar da Ju Goes. Confira aqui o que rola

Entre os quadrinistas convidados, destaques para Vitor Cafaggi (Belo Horizonte), autor (ao lado de sua irmã, Lu Cafaggi) da HQ “Turma da Mônica – Laços”, vencedora do Prêmio HQ Mix e que será adaptada para o cinema, e o premiado cartunista Orlandeli (da Graphic MSP Chico Bento: Arvorada). Destaque também para a equipe do site Pipoca & Nanquim.

Santos Comic Expo3

Painéis

Também vão rolar painéis de debate com profissionais da cultura geek, exposição em homenagem aos 50 anos de Tokusatsu (os seriados de heróis japoneses popularizados no Brasil durante os anos 80, na extinga Rede Manchete), workshops e cursos de desenho e colorização, origami, mostra de artes, jogos de tabuleiros, presenças de editoras, show musical, caricaturistas, desfile de fantasia infantil, concurso cosplay e área de vendas com cerca de 25 lojistas do ramo nerd/geek de várias partes do Brasil.

Além de gincanas e muitos quadrinhos e itens colecionáveis para o público, a Santos Comic Expo apresentará uma série de painéis e exposições para quem quer entender mais sobre a Cultura Pop e se divertir aprendendo sobre suas histórias, personagens e criadores.

Um concurso de cosplayers​, durante o qual fãs se apresentarão caracterizados como seus personagens favoritos do Cinema, Quadrinhos e Animação, também agitará o evento.

Tem muita coisa bacana rolando nessa Primavera Criativa. Confira aqui o que rola na região

Programação

Sábado, 14

12:30h – Museu da Imagem e do Som de Santos
QUADRINISTAS DA BAIXADA SANTISTA
Projetos autorais, independentes, webcomics, tiras, Marvel, DC, e muitas outras referências: nossa região conta com talentos o suficiente para montar uma seleção brasileira dos Quadrinhos!

14h – Museu da Imagem e do Som de Santos
OS QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO SOCIAL
A Campanha “Receptação é crime” realizada pela ONG Luann Vive escolheu os quadrinhos como uma forma de levar informação séria a sociedade, por dialogar com um público de todas idades, os quadrinhos podem ser usado como uma ferramenta de conscientização?

16h – Museu da Imagem e do Som de Santos
GRAPHIC MSP e a importância do Mauricio de Sousa para os quadrinhos brasileiros.

*Haverá também a exibição do documentário Turma da Mônica Gerações realizado como trabalho de TCC de universitários da região*

Domingo, 15

11h – Museu da Imagem e do Som de Santos
STEAMPUNK
Steampunk é um subgênero da ficção científica. Caracteriza-se pela presença de tecnologia moderna ambientada geralmente na Era Vitoriana ou Western, mas que foi obtida por meio da ciência já disponível naquela época – como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. O estilo tem como precursores autores como Júlio Verne e Mark Twain.

13h – Museu da Imagem e do Som de Santos
COMO FAZER SE TORNAR REALIDADE SUA HQ
Bate-papo sobre os meios possíveis para a publicação dos Quadrinhos nos tempos atuais. Financiamento coletivo? Proac? Editora?

14:30h – Museu da Imagem e do Som de Santos
PROFISSÃO: EDITOR DE QUADRINHOS
Quais são as atribuições de um editor de quadrinhos? Até que ponto ele pode interferir no processo criativo de um artista? Eles orientam ou simplesmente rejeitam o trabalho de um artista novato caso ele não tenha qualidade? E, no caso de material estrangeiro, sua única responsabilidade é com a tradução do mesmo? Tudo isso e muito mais no painel com os principais editores do Brasil.

Santos Comic ExpoConcurso de cosplayers

Durante todo o evento a Equipe Cosplayer, liderada pela Sora Produções,​ comandará gincanas e brincadeiras com o público no Palco Externo do Centro de Cultura Patrícia Galvão, incluindo um Concurso de Cosplayers, que acontecerá no sábado, às 17h30 e no domingo, às 16h, com inscrições gratuitas mas limitadas.

Todas as atividades da Santos Comic Expo são gratuitas, mas participação nos painéis também é limitada, conforme a capacidade do espaço. A 5ª Santos Comic Expo é realizada pelos Guerreiros, tem patrocínio do CNA e apoios das Secretarias Municipais de Turismo e Cultura, Editora JBC, Factor, Íbis, HEO Design e Sora produções.

O Centro de Cultura Patrícia Galvão fica na Av. Senador Pinheiro Machado, 48, na Vila Mathias, em Santos.

Compartilhe essa notícia e convide os amigos para a Santos Comic Expo

Post anterior

Enoteca Decanter Santos tem cardápio especial de Primavera!

Próximo post

Festival Som de Santos: novas oportunidades para novos talentos da cidade

O Autor

Diego Brigido

Diego Brigido

Jornalista e bacharel em turismo, especialista em comunicação, turismo e hospitalidade.
Editor da Revista Nove Cidades.

Sem Comentários

Deixa uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *