Sair para Comer

Roteiro gastronômico: Top 3 em Santos

Para esta edição, especial de aniversário de um ano da Revista Nove Cidades, preparamos um roteiro gastronômico por três restaurantes em Santos que você precisa conhecer. E se já conhece, deve voltar várias vezes, porque cada opção no cardápio vale o retorno. Bom roteiro e bom apetite!  

Três restaurantes para comer bem em Santos

Tasca do Porto
Tasca do Porto. Foto: Alexsander Ferraz

Tasca do Porto

No cardápio destacam-se os pratos elaborados com receitas da culinária lusitana, com várias opções à base de carnes, peixes e frutos do mar. Para petiscar, os mais famosos são os bolinhos de bacalhau, as moelas portuguesas, as pataniscas de bacalhau e alheira.

Entre as especialidades da casa, estão o Bacalhau à Lagareiro e o Bacalhau à Casa, além de outras receitas tradicionais, como Bacalhau à Zé do Pipo (foto), Gomes de Sá, Bacalhau com todos, Bacalhau Gratinado, Bifanas, Polvo e opções com linguado e pescada.

A casa conta ainda com uma carta de vinhos portugueses, além de bebidas típicas como licores, bagaceira e drinks da casa, como a Caipiroyal, preparada com vinho do porto branco, e o Caipirão, feito com licor Beirão.

No cardápio, estão também os deliciosos doces conventuais portugueses, como os pastéis de Santa Clara, Belém, Coimbra, Cascais, entre outras sobremesas.

O casarão centenário que abriga o restaurante foi restaurado para manter as características originais do prédio e a decoração tipicamente portuguesa se destaca em meio ao charmoso Centro Histórico de Santos.

Programação musical e Noite do Fado

Aos sábados e domingos, a partir das 13h, tem música ao vivo no almoço, com apresentações de choro, música instrumental e a música típica (R$ 5,00 o couvert artístico). E todo último sábado do mês, a partir das 20h, a casa promove a Noite do Fado (R$ 20,00 o couvert e é preciso fazer reserva).


Rua Quinze de Novembro, 112 – Centro Histórico de Santos
Telefone: (13) 3219.4280
Horário: de segunda a domingo, das 11h às 16h
Ambiente climatizado. Banheiros adaptados


Enoteca Decanter. Foto: Divulgação
Enoteca Decanter. Foto: Divulgação

Enoteca Decanter

Nada mais convidativo do que um almoço ou jantar em meio a rótulos de vinhos do mundo inteiro. Melhor ainda se for em um ambiente com opções de pratos elaborados e harmonizados com o seu vinho preferido.

Com um cardápio que agrada aos mais diferentes e exigentes paladares, a Enoteca Decanter oferece entradas, pratos principais e deliciosas sobremesas, além de uma fina e variada carta de vinhos nacionais e importados.

A Enoteca divide espaço com uma importadora, com uma variada e fina seleção de vinhos de países como França, Itália, Espanha, Portugal, Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, África do Sul, Argentina e Chile, além de manter um conceituado restaurante de gastronomia contemporânea.

SE VOCÊ ESTÁ CURTINDO ESTA MATÉRIA, COMPARTILHE EM SUA REDE E APRESENTE UMA NOVA BAIXADA SANTISTA PARA OS SEUS AMIGOS

À frente da cozinha, hoje, está o chef sul-africano Marius Grewe, que cuida pessoalmente para que os pratos sejam especialmente elaborados para harmonizar com a carta de vinhos.

A casa dispõe de 54 lugares, divididos em dois andares. No piso superior, há uma sala reservada usada para eventos, reuniões, jantares de família ou aniversários.


Rua Mato Grosso, 290, Boqueirão, Santos
Telefone (13) 2104.7555
Horário: de terça a quinta, das 12h às 23h; sextas e sábados, das 12h à meia noite; e aos domingos, das 12h às 17h
Serviço de manobrista como cortesia para os clientes


ELO Gastronomia. Foto: Alexsander Ferraz
ELO Gastronomia. Foto: Alexsander Ferraz

ELO Gastronomia

Outro dos restaurantes mais aconchegantes e convidativos de Santos, o ELO Gastronomia une ambiente acolhedor, com excelente gastronomia e atendimento impecável.

O menu, cuidadosamente elaborado, encontra harmonia perfeita em um dos mais de 220 rótulos da adega. São três espaços diferentes, que permitem desde uma refeição romântica até uma reunião de amigos ou de negócios.

Para os amantes da enologia, a casa também oferece um espaço especial, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. O local é usado para a realização de confrarias, cursos, palestras e degustações promovidas por parceiros e importadoras do ELO Gastronomia.

Destaque para os menus especiais, com seis ou dez etapas, que proporcionam uma viagem ao diversos aromas e sabores do mundo. As escolhas dos chefs Eduardo Lascane e Elisa Canet permitem conhecer melhor o conceito da cozinha do restaurante, sempre disposto a inovar e satisfazer aos mais exigentes paladares. Nos dois casos, o jantar pode ser harmonizado ou não e o cliente diz apenas se tem alguma restrição alimentar. Às terças e quartas-feiras, os dois menus têm desconto.

De terça a quinta, o restaurante oferece menus especiais, até as 22h, com valores diferenciados. Nesses dias, todos os pratos também podem ser pedidos à la carte, também com valores inferiores.


Rua Goiás 116, no Gonzaga, em Santos
Telefone: (13) 3322-7007 (a partir das 18h)
Horário: de terça à quinta, das 19h30 às 23h; de sexta e sábado, das 19h30 à meia noite; e aos domingos, das 13h às 16h


SE VOCÊ CURTIU ESTA MATÉRIA, COMPARTILHE EM SUA REDE E APRESENTE UMA NOVA BAIXADA SANTISTA PARA OS SEUS AMIGOS

Post anterior

Casa Velha e o Projeto CULTIVA

Próximo post

Cecília Dassi: do Projac à Psicologia

O Autor

Diego Brigido

Diego Brigido

Jornalista e bacharel em turismo, especialista em comunicação, turismo e hospitalidade.
Editor da Revista Nove Cidades.

Sem Comentários

Deixa uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *