Exclusivo Portal

Customize seu abadá para o carnaval

Faltam poucos dias para o carnaval e se você vai curtir o Carnabanda em Santos, que, aliás, já começou (aqui tem o cronograma das bandas), ou se vai foliar em outro lugar, nós temos uma sugestão super bacana pra você arrasar no look. Aliás, duas: para meninas e meninos, para os manos e as monas e pra todo mundo que gosta de exclusividade.

Fomos conhecer o atelier do Projeto Luzes da Vila, no Morro do São Bento, e conversamos com Alzira Lúcio, coordenadora do projeto, que realiza oficinas de Moda Sustentável com as meninas da comunidade, ensinando o reaproveitamento de peças e tecidos.

Alzira nos ensinou a customizar abadás utilizando apenas tesoura, linha e agulha, cola e restos de fantasias e adereços que você tenha em casa. A estilista mostrou duas formas simples e super divertidas de transformar aquela camisetona em uma peça exclusiva, com a sua cara.

Então, preparamos um tutorial com fotos e dois vídeos para você arrasar na folia. Corre que ainda dá tempo de customizar o abadá.

Acompanhe o passo-a-passo de cada um dos modelos

Modelo 1 – Para as minas e as monas

Modelo 2 – Para os minos e os manos

Quem é Alzira Lúcio

Alzira Lúcio é estilista, graduada em Moda e aderecista pelo Senai Cetiqt/ RJ, Trabalhou na Escola de Samba Portela e na Imperatriz Leopoldinense. Em Santos, realizou trabalhos na Oficina Cultural Pagu e desenvolveu sua marca própria. Realiza oficinas de Moda Sustentável com crianças, com Projeto Vestir Eco. Foi jurada no carnaval da Praia Grande.

O Projeto LUZES DA VILA

Criada em 2016, a organização localizada no Morro do São Bento, tem foco nas atividades voltadas a moda e sustentabilidade. O Projeto Luzes da Vila atua na inclusão social, educacional e cultural de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. As oficinas socioeducativas, de artes plásticas, literatura, educação ambiental e moda compõem o programa aplicado pelo projeto.

O trabalho visa proporcionar o desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo e seu reconhecimento no meio em que vive, bem como sua capacidade de exercer cidadania, conquistar autonomia e protagonismo social, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

Dentre as atividades realizadas estão as oficinas de reaproveitamento de peças em jeans, que já resultaram em um desfile de moda no Morro do São Bento; as oficinas de turbantes para meninos e meninas, valorizando a cultura afro e, na área ambiental, a instituição conta com a parceria do Projeto Germinação, que atua na construção de uma horta coletiva.

Página no Facebook e Intagram: @luzesdavila

Post anterior

Carnaval de Sabores de Mongaguá vai garantir a folia gastronômica

Próximo post

Carnaval nas Tendas de Verão: última semana terá baile de carnaval

O Autor

Diego Brigido

Diego Brigido

Jornalista e bacharel em turismo, especialista em comunicação, turismo e hospitalidade.
Editor da Revista Nove Cidades.

Sem Comentários

Deixa uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *