Art&Fato

Ateliers em Santos: roteiro artístico e criativo

A Baixada Santista é um celeiro de artistas e abriga criações dos mais diversos segmentos. Muitos destes trabalhos podem ser encontrados nos bazares colaborativos, que têm ganhado espaço na região. Mas também é possível visitar os ateliers e acompanhar o processo de criação, além de conhecer mais peças das coleções de cada um deles.

Por isso, preparamos um roteiro com sugestões de ateliers que você precisa conhecer. Assim, você ajuda a valorizar a produção local e melhora o seu repertório de opções de presentes, que tal?

Morro do Bambu

Ateliers - Morro do Bambu

A ceramista Maria Angélica Amat Dias transita há muito tempo por várias artes até que chegou à arte cerâmica, a ‘arte do fogo’, como ela define. Esteve recentemente esteve em Yixing, na China, como artista convidada, onde dividiu espaço e conhecimento com vários artistas do mundo.

Em seu atelier, Morro do Bambu, desenvolve peças para chefs, arquitetos e presentes em geral, além de ministrar aulas em seu estúdio três vezes por semana.

www.ateliermorrodobambu.com.br
@morrodobambu
R. Paraguay, 119 – Gonzaga – Santos

Objeto Cerâmico por Bárbara Anderáos

Ateliers - Objeto Ceramico

Bárbara Anderáos é formada em Artes Aplicadas, com ênfase em Cerâmica pela UFSJ e também teve experiências com a cerâmica no exterior, em países como EUA, China e Dinamarca.

Em seu atelier, trabalha com cerâmica utilitária e decorativa, de alta temperatura, e com projetos exclusivos para arquitetos e restaurantes. Bárbara expõe e comercializa suas peças em eventos de economia criativa e no próprio atelier com agendamento prévio.

www.objetoceramico.com.br
@objetoceramico
R. Liberdade, 56 – Casa 1 – Boqueirão – Santos

Elver Savietto

Ateliers - Elver Savieto

Escultor e ceramista há 40 anos, Elver Savietto mantém um atelier, há 26, na Universidade Santa Cecília, instituição na qual é professor e que tem relação direta com sua trajetória. Pessoas de todas as idades podem ir e aprender as mais variadas técnicas que a cerâmica e a escultura possibilitam.

O acervo de Elver abriga materiais como ferro, pedra sabão, placas de aço, azulejos para mosaicos, mármore, colagens e muitos outros, produzidos de modo singular.

www.facebook.com/elver.savietto
R. Oswaldo Cruz, 277 – Boqueirão – UNISANTA – Bloco D – 5º andar – Santos

Atelier Elisabeth Ruivo – Espaço Quântico de Artes

Ateliers - elizabeth ruivo

Com mais de 25 anos de experiência, o Atelier Elisabeth Ruivo reúne peças que emocionam pela simples contemplação das cores ou ainda pela capacidade de se destacarem no mundo do design e da decoração.

São trabalhos em cerâmica, mosaicos, telas e peças produzidas em fusing, arte que consiste na fusão de duas ou mais chapas de vidro que recebem pintura e vão ao forno sobre um suporte, fundindo e tomando a forma do molde.Elizabeth também dá aulas de cerâmica e mosaico com 3 horas de duração.

www.facebook.com/AtelierElisabethRuivo
R. Estados Unidos da Venezuela, 33 – Ponta da Praia – Santos

Espaço Gravurar

Ateliers - Gravurar

Um espaço gráfico que nasceu da necessidade de ampliação do cenário artístico cultural de Santos, concebido como um espaço de produção, formação e difusão de arte e cultura.

O Gravurar oferece cursos contínuos e oficinas, grupo de estudo, palestras, mostras e diversas atividades culturais. A cada tarde é oferecido um atelier livre com acompanhamento e orientação de uma artista da casa. Além das mostras, o Gravurar realiza duas feiras culturais anuais, o GRAVURE-SE, com exposição de vários artistas locais.

www.facebook.com/gravurar/
R. Anhanguera, 18 – Vila Matias – Santos

MrN Bolsas Artesanais

Ateliers - MrN

Especializada em bolsas artesanais, em diversos modelos, a arquiteta Mariana Riello Nishimura produz em seu atelier peças em cartonagem que fogem dos formatos convencionais. São bolsas versáteis, com opções para várias ocasiões, de festas à domingos de praia.

São bolsas produzidas em pequena escala, o que as torna quase exclusivas, em coleções fixas e também personalizadas. Os formatos são todos desenhados pela arquiteta e vão desde bolsas pequenas de pulso às grandes, de mão.

www.facebook.com/MRNBolsasArtesanais
R. Goiás, 154 – altos – Gonzaga – Santos

Atelier Oficina 44

Criado em 1995 para abrigar artistas na produção de sua arte, o Atelier Oficina 44 é um coletivo de artesãos de vários segmentos, que também realiza exposições, lançamentos de produtos, vernissages e eventos gastronômicos.

O Show Room da Oficina 44 é aberto diariamente e o público pode visitar para conhecer os artistas e suas criações.

www.facebook.com/atelier.oficina44
R. Liberdade, 44 – Boqueirão – Santos

Post anterior

Onde beber gin-tônica em Santos: bares que servem o drink do momento

Próximo post

Programação de verão em Santos

O Autor

Bruna Domato

Bruna Domato

Estudante de Publicidade e Propaganda

Sem Comentários

Deixa uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *