Exclusivo Portal

Instituto Arte no Dique completa 15 anos e comemora com arte e música

28 de novembro marca o aniversário do Instituto Arte no Dique. E em 2017, o Instituto completa seus 15 anos. A comemoração começa no dia 30/11 e vai até 03/12. A programação conta com o lançamento do livro “Plínio Marcos: Obras Teatrais, uma homenagem ao Arte no Dique pela Câmera Municipal e o projeto O Som das Palafitas, tudo com entrada gratuita

A programação de aniversário homrnageia dois ícones da cultura brasileira, que são também os patronos da Instituição: Gilberto Gil e Plínio Marcos. a história da organização social é dedicada a Gilberto Gil. Quanto a Plínio Marcos, o inesquecível dramaturgo santista, seu nome batiza a Escola de Arte e Cultura que funciona no Arte no Dique.

CONFIRA NOSSA ENTREVISTA COM JOSÉ VIRGÍLIO, FUNDADOR DO ARTE NO DIQUE.

“PLÍNIO MARCOS: OBRAS TEATRAIS”

A coleção de seis volumes reúne todos os textos de Plínio, e o lançamento será no dia 30/11 (quinta-feira) a partir das 16h. Essa coleção especial teve a edição da Funarte e organização do crítico literário Alcir Pécora. O evento também contará com uma roda de conversa e com a presença de artistas que viveram personagens criados por Plínio, tanto no palco quanto no cinema. E como não poderia faltar, estarão presentes também Ricardo Barros, filho de Plínio, e o próprio Alcir Pécora.

Ricardo Barros e a atriz Walderez de Barros, ex-esposa do dramaturgo e mãe de seus três filhos, participaram ativamente da criação dessa obra. Ricardo assina as fotos, cartazes, imagens de manuscritos, ingressos teatrais e outras curiosidades que ilustram a coleção. Já Walderez estabeleceu a versão final das peças.

“Plínio Marcos: Obras Teatrais” pretende dar ao público uma versão absolutamente confiável das peças do autor. Nas palavras de Alcir Pécora, “Um autor da grandeza de Plínio Marcos tem o direito de ter o conjunto da sua obra publicada de maneira correta e fidedigna”. Além disso, ele também contou sobre a seleção de obras: “Outro critério universal adotado foi o de apenas publicar, neste momento, as peças cujos originais, ou mesmo cópias, constassem do acervo de forma íntegra, e dadas como finalizadas pelo próprio Plínio Marcos”.

HOMENAGEM AO INSTITUTO

O segundo dia de comemorações é um pouco diferente. Na sexta-feira (01/12), a Câmara Municipal de Santos prestará uma homenagem merecida ao Instituto Arte no Dique. A cerimônia está marcada para 19h.

“FIM DE FESTA” COM MUITA MÚSICA

Para encerrar as celebrações de 15 anos de Arte no Dique: música! No domingo (03/11), às 18h, vai rolar a terceira edição do projeto O Som das Palafitas. Quem abre a noite é a Banda Querô, que conta com a participação especial da cantora Joh Correia. Depois, dois dos maiores instrumentistas do mundo se encontram no palco: Hamilton de Holanda e Armandinho Macedo. A própria comunidade cuidará de barraquinhas vendendo bebidas e comidas durante o evento, incentivando a geração de renda local e a economia criativa.

Toda a programação é gratuita!

Para saber mais sobre o Instituto Arte no Dique, acesse www.artenodique.org

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS AMIGOS

Post anterior

Você mora em uma Estância Turística

Próximo post

Aniversário Mongaguá: 10 dias de festa na cidade!

O Autor

Bruna Domato

Bruna Domato

Estudante de Publicidade e Propaganda

Sem Comentários

Deixa uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *